Confira aqui as principais ações promovidas pela
equipe de Mobilização Social do Trato Pelo Capivari.
Professor Peter Piper vai às escolas!
Março de 2022, Florianópolis - SC.
O Professor Peter Piper visitou a Escola da Infância Profª Neuza Paula Da Silveira em Ingleses (Florianópolis) para falar um pouco sobre o Trato Pelo Capivari com as crianças!
Entendendo a escola como um local privilegiado de interação com as crianças e adolescentes, o Trato Pelo Capivari promoveu uma ação pedagógica que visa contribuir com os objetivos do programa, de forma a conscientizar toda a população sobre a importância do tratamento correto do esgoto e da preservação da natureza como um todo.
Com o objetivo de conscientizar a respeito da preservação da água, informando sobre o que faz o Programa Trato Pelo Capivari, o professor Peter Piper conseguiu se divertir muito com a criançada! Foi uma manhã de gostosas risadas, muita conversa com os alunos, alunas e professoras. Toda a turma se divertiu e aprendeu um pouco mais sobre o correto tratamento do esgoto e da conservação da natureza que envolve a nossa ação cidadã!
O Rio Capivari é nosso bem-comum!
O Rio Capivari está aqui!
Agosto de 2021, Florianópolis - SC.
Quem passa sobre a ponte do Rio Capivari na Rua das Gaivotas, em Ingleses, pode ver, desde semana passada, uma nova obra de arte urbana. Na boca de lobo mais próxima do ponto em que o principal rio da região deságua na praia, a artista visual Gugie Cavalcanti realizou uma intervenção com a mensagem: "O Rio Capivari está aqui".
A obra de Gugie, feita em parceria com o Trato Pelo Capivari, programa da CASAN voltado exclusivamente para o bairro do Norte da Ilha, foi realizada na manhã da última quinta-feira e já despertou a curiosidade de vários moradores que passaram pelo local durante a pintura.
Uma representação do leito do rio na calçada e na rua, ela busca sensibilizar os passantes e fazer refletir, através da arte, sobre a necessidade da ação consciente de cada um para a proteção dos bens naturais da cidade: tudo o que entra em uma galeria de drenagem como aquela, junto com a água da chuva – papel, bitucas, plástico, esgoto clandestino –, vai atingir o Capivari e a praia.
A artista – Monique Cavalcanti, ou Gugie, é artista multimídia, grafiteira, natural de Brasília, mas crescida em Florianópolis. Como negra, mulher e mãe, busca na arte uma forma de promoção de diálogo, interação e sensibilização coletiva.
Suas obras podem ser reconhecidas por toda a cidade, em murais e paredões, como "Histórias no peito", na rua Tenente Silveira, e o mural em homenagem a Antonieta de Barros, também no Centro, feito em parceria com os artistas Thiago Valdi e Tuane Ferreira.
Para conhecer mais o trabalho da artista, acesse o site www.gugiecavalcanti.com ou a sua página no Instagram: @gugie.art.
O Rio Capivari está aqui!
Crise de responsabilidade!
Por Paula Tonon Bittencourt - Janeiro de 2020, Florianópolis - SC.
Há muito tempo o Rio Capivari faz parte da comunidade dos Ingleses. Ele sempre esteve presente antes mesmo dos primeiros moradores e tem como propósito o bem comum: preservação e proteção das espécies, atividades aquáticas, aquicultura, abastecimento, esportes, pesca, irrigação, matar a sede de animais, navegação, paisagismo.
Infelizmente, a comunidade dos Ingleses não soube reconhecer os privilégios que um Rio sadio traz e o descaso prevaleceu sobre o cuidado.
O Rio Capivari serve hoje como espelho/reflexo da comunidade dos Ingleses. De forma sistêmica, a comunidade dos Ingleses está tão doente quanto o próprio Rio Capivari, sendo necessária uma dose grande de corresponsabilidade aos moradores.
Todas as pessoas que fazem parte da Comunidade dos Ingleses, de forma direta ou indireta, são corresponsáveis pelo Rio Capivari. Ou seja, há uma guarda compartilhada na qual eu-morador responsável, juntamente com outro morador igualmente responsável, divido reponsabilidade pelo Capivari. O Rio Capivari pertence a todos e todos devem cuidados ao Rio.
Assim, além do conjunto de condutas nos ambientes públicos e privados, cada pessoa necessita tomar consciência sobre sua corresponsabilidade e cooperar no que estiver ao seu alcance, seja em sua morada ou fora dela!
Afinal, “Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro.” (BOFF, 2004, p. 33).
Para esses despertares, a Mobilização Socioambiental do Trato pelo Capivari se fará presente localmente nas instituições de ensino, nas instituições religiosas, comércio, associações, eventos comunitários, rádios, jornais, apresentando o Programa e compartilhando as melhores atitudes sobre o Rio Capivari.
Somos todos pelo Capivari!
Mobilização socioambiental nas instituições de ensino dos Ingleses
Março de 2020, Florianópolis - SC.
O próspero e populoso Bairro de Ingleses está recebendo o Programa Trato pelo Capivari desde janeiro de 2020. O programa é um projeto da CASAN em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, desenvolvido pela empresa ECHOA Engenharia, que visa regularizar o esgotamento sanitário da região e assim combater a poluição que contamina o rio Capivari.
O Trato pelo Capivari também conta com o apoio de diversas instituições locais, como o Programa RioaMar e a AMI - Associação de Moradores de Ingleses em prol da melhoria da condição ambiental, especialmente do Rio Capivari e da Praia dos Ingleses.
O Programa, além das ações de fiscalização e regularização do esgoto, em campo, com a sua equipe técnica, busca promover a mobilização socioambiental da comunidade de Ingleses, através do apoio das instituições de ensino da região. Para tanto, a Educadora Ambiental, Eng. Sanitarista e Ambiental Paula Tonon Bittencourt e o Educador Ambiental, Eng. Sanitarista e Ambiental Luiz Gabriel Catoira Vasconcelos estarão desenvolvendo palestras de sensibilização e educação ambiental como projeto didático pedagógico nas cinco escolas da região. Para além das palestras, o projeto pretende realizar uma capacitação aos professores interessados na temática do esgotamento sanitário vista de forma transversal.
Os estudantes destas 5 escolas também serão convidados a participar do Concurso de cartaz (1ª a 5ª), redação (6ª a 9ª) e fotografia (ensino médio) “Com o Curso do Rio Capivari” e o “IV Eu Abraço Rio Capivari”, entre outras ações, sem ônus às escolas e estudantes participantes.
Para maiores esclarecimentos e agendamento da sua instituição de ensino, tratar com:
Paula Tonon Bitencourt - 48 9 9919-0064
ou por e-mail: tratopelocapivari@echoaengenharia.com.br
Parceria OBSERVANDO OS RIOS – SOS MATA ATLÂNTICA
13 de Março de 2020, Florianópolis - SC.
Recentemente, o Trato pelo Capivari firmou parceria com o Programa Observando os Rios, desenvolvido pela SOS Mata Atlântica. Mensalmente, a Eng. Paula Tonon, junto com a gestora Ambiental Heloísa de Moura Couto, estarão realizando a análise da água da foz do Rio Capivari.
Hoje, em plena sexta-feira 13 de março, o Trato pelo Capivari, POR SORTE, formalizou mais uma excelente parceria!
Faremos parte, de forma voluntária, do Observando os Rios, programa de monitoramento da qualidade da água de rios desenvolvido pela SOS Mata Atlântica.
Vale ressaltar que o nosso Rio Capivari já vem sendo observado há 4 anos pela Gestora Ambiental, Heloísa de Moura Couto. Por 4 anos, Heloísa, mensalmente, vem realizando análises de vários parâmetros do Rio Capivari e infelizmente, os resultados da foz ficam entre regular e ruim. O monitoramento das águas é realizado com um kit desenvolvido pela SOS Mata Atlântica e os voluntários que fazem a medição das águas enviam o resultado pelo APP do programa, atualizando diretamente o relatório do programa. Os resultados são divulgados periodicamente, como forma de alertar a sociedade e o poder público e contribuir para o aperfeiçoamento da legislação em torno desse tema. O projeto conta com o patrocínio da Ypê.
Em conversa com Gustavo Veronesi, Coordenador Técnico do Programa Observando os Rios, ficou claro que o Rio é o espelho da sua comunidade! De forma sistêmica, a comunidade dos Ingleses está tão doente quanto o próprio Rio Capivari! E sabe-se que os principais rios brasileiros apresentam índices preocupantes em relação à qualidade e disponibilidade da água. Cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água limpa, apenas 40% do esgoto no Brasil é tratado e mais de 70% das doenças que levam a internações no Sistema Único de Saúde decorrem de contato com água contaminada.
Tentando mitigar essas estatísticas, Observando os Rio conta com mais de 250 grupos de monitoramento que analisam aproximadamente 300 pontos e 230 rios dos 17 estados da Mata Atlântica e Distrito Federal. Cerca de 3,6 mil pessoas estão envolvidas e engajadas pela melhoria da qualidade da água dos rios da Mata Atlântica!
Sendo todos pela Mata Atlântica, somos todos pelo Capivari também!!!
links úteis:
Ação de SAÚDE e CIDADANIA
LIONS CLUBE FLORIANÓPOLIS INGLESES
8 de Março de 2020, Florianópolis - SC.
No dia Internacional das Mulheres, 08 de março de 2020, domingo, a equipe de mobilização do Trato pelo Capivari participou, a convite do Lions Clube Florianópolis Ingleses, da Ação de SAÚDE e CIDADANIA na nova Pracinha dos Ingleses, próximo ao Rio Ingleses, das 16h às 20h. Na tenda do Trato pelo Capivari, a comunidade interessada que passava pelo evento tirava dúvidas do projeto e do sistema de esgotamento sanitários da sua residência, através de maquetes e folders explicativos. Muitas pessoas mostraram apoio ao Trato, tirando fotos com a equipe para posterior divulgação nas redes sociais.
“COM O CURSO do
Rio Capivari”
Fevereiro de 2020, Florianópolis - SC.
Junto com as palestras criativas ecológicas que serão realizadas, com agendamento, nas instituições de ensino dos Ingleses: Colégio Santa Terezinha, Centro Educacional Universo, E.E.B. Intendente José Fernandes, E.B. Herondina Medeiros Zeferino, haverá o lançamento do Concurso de cartaz, redação e fotografia para o Fundamental I e II e Ensino médio das escolas, respectivamente. O Concurso foi uma ideia trazida por Alberto Neves, representante do Lions Clube Florianópolis Ingleses e Programa RioaMar.
#R3 ANIMAL na Praia
06 de Fevereiro de 2020, Florianópolis - SC.
No dia 06 de fevereiro de 2020, a equipe de Mobilização sócioambiental do Trato pelo Capivari realizou uma ação de sensibilização ambiental em parceria com a R3 Animal.
Tendo como missão o resgate, a reabilitação e a reintrodução de animais silvestres ao seu habitat, a R3 ANIMAL esteve na Praia dos Ingleses conversando com banhistas e interessados sobre os cuidados com o microlixo na praia que afetam diretamente os animais marinhos. Também como cuidados ambientais, o Trato pelo Capivari trouxe a fala do esgotamento sanitário e sua importância para todos.