Descubra como o Trato pelo Capivari realiza as inspeções e quais são os direitos e deveres de cada um para a regularização do saneamento no bairro dos Ingleses.
Como funciona a inspeção?
São 10 equipes trabalhando concomitantemente. Elas se dividem entre: regulares, agendamento e denúncias. As equipes regulares passam de imóvel em imóvel, conversando diretamente com o morador, ou o síndico no caso de condomínios, e depois de autorizadas, iniciam as inspeções. Outra parte das equipes é responsável por realizar as inspeções já agendadas previamente. E uma última equipe fica no encargo de, junto com a FLORAM e a Vigilância Sanitária, verificar denúncias enviadas ao projeto.
Antes da inspeção começar, a equipe do Trato Pelo Capivari tem que passar pelo seu imóvel.
Se por algum motivo o proprietário não puder receber a equipe, um comunicado é deixado para retorno após agendamento. Se você recebeu este comunicado, faça seu agendamento o quanto antes mandando mensagem via Whatsapp para o número:
(48) 99123 1223
Na inspeção, a equipe do Trato testa com corante cada ponto hidráulico do imóvel e também confere a situação da caixa de gordura e - caso o imóvel não esteja ligado à rede de esgoto - da fossa. É um trabalho metódico para verificar todo tipo de irregularidade que o imóvel pode apresentar. Estas irregularidades podem ser:
Esgoto na pluvial: é a principal causa da poluição do Rio Capivari e da falta de balneabilidade da praia dos Ingleses. É quando o imóvel despeja esgoto na rede pluvial, a rede destinada apenas para a água da chuva, calhas e piscinas, que verte diretamente no rio.
Pluvial na rede de esgoto: é o contrário. Quando a água das calhas, mangueira de jardim e piscina está conectada à rede de esgoto ao invés de direcionada para a pluvial. Quando lançado no esgoto, o grande fluxo característico destas contribuições acaba por sobrecarregar a tubulação, extravasando água de chuva misturada com esgoto nas caixas de inspeção ao longo da rede.
Extravasamento de fossa: em locais onde ainda não passa rede de esgoto, os imóveis precisam possuir fossa séptica para o tratamento primário do esgoto doméstico. Por problemas na construção ou na não-manutenção, estas fossas podem extravasar, prejudicando o meio ambiente.
Ausência ou subdimensionamento da caixa de gordura: a ausência ou o mau uso da caixa de gordura são algumas das irregularidades mais comuns em se tratando de ligação de esgoto dos imóveis à rede coletora da Casan. A gordura dispensada através de pias de cozinha, de churrasqueira e/ou máquina de lavar louça que não passa pelo dispositivo e cai direto na rede de esgoto pode obstruir e até entupir a tubulação.
JÁ AGENDOU
SUA INSPEÇÃO?
Clique aqui
para falar com
o WhatsApp
do Trato!
DIREITOS E DEVERES
NO TRATAMENTO
DO ESGOTO
O Sistema de Esgoto Sanitário é de responsabilidade compartilhada. É através da cooperação entre moradores, Casan e Prefeitura Municipal de Florianópolis mediados pelo programa Trato Pelo Capivari, que conseguiremos identificar e solucionar irregularidades no tratamento do esgoto e, com isso, melhorar índices de saúde, garantir qualidade de vida para todos, preservar o meio ambiente, e recuperar o Rio Capivari.
RESPONSABILIDADES
DO PROPRIETÁRIO
DO IMÓVEL
Destinar a água da chuva coletada nos telhados e ralos do quintal para as galerias de drenagem pluvial, para o solo ou para o reaproveitamento para uso não potável;
Se a rua não possuir rede de esgoto ativa, é de responsabilidade do proprietário construir fossa séptica para o tratamento primário do esgoto doméstico, respeitando dimensionamento apropriado;
Se a rua passar a ser atendida por rede coletora de esgoto ativa, é de responsabilidade do proprietário desativar a fossa, o filtro e o sumidouro.
Respeitando o dimensionamento apropriado, instalar a caixa de gordura em local com boas condições de ventilação para receber, exclusivamente, os efluentes que contiverem resíduos gordurosos provenientes das pias de cozinha, churrasqueira e máquinas de lavar louça;
Instalar caixa de passagem, sub-coletor, válvula de retenção para esgoto, ralo.
MONTAMOS UMA LISTA
DE INSTALADORES (AS)
PARA VOCÊ!
Nós temos uma lista de prestadores (as) de serviços certificados pela CASAN que pode te ajudar!
A lista está disponível para download ou visualização, é só clicar no botão:
RESPONSABILIDADES
DA CASAN
Instalar Caixa de Inspeção (CI) na frente do imóvel.
Construir a rede coletora com Poços de Visita (PV).
RESPONSABILIDADES
DA PREFEITURA MUNICIPAL
DE FLORIANÓPOLIS
Instalar e fazer a manutenção das galerias de drenagem pluvial e bocas de lobo.
O TRATO INSPECIONOU
E EU POSSUO
IRREGULARIDADES,
O QUE VAI ACONTECER?
Irregularidades muitas vezes acontecem e nem sempre é por má-fé dos proprietários. Falta de conhecimento, imóveis alugados, erros do mestre de obras, diversas podem ser as razões para que irregularidades ocorram no tratamento de esgoto do seu imóvel. Entenda quando a equipe do Trato poderá realizar autuações, lacres e, em alguns casos, até multas.
Autuação - É uma ação tomada contra as irregularidades. A partir da autuação, os imóveis que possuem infrações em sua rede de esgoto estão formalmente notificadas e precisam regularizar a sua situação no tempo que lhe é estipulado. Nestes casos, a própria equipe do Trato estará disposta a fornecer informações e indicar as soluções acessíveis de regularização.
Lacres - Quando a equipe encontra esgoto sendo lançado direto na rede pluvial, ela solicita o lacre. O lacre interrompe instantaneamente o despejo de esgoto no rio que volta para residência, incentivando os proprietários a regularizem sua situação o mais rápido possível.
Multa - Caso o morador se recuse a regularizar sua situação no tempo determinado, ele estará sujeito a multa por crime ambiental, no valor mínimo de R$5.000,00.
REGULARIZEI O MEU IMÓVEL OU
O TRATO PASSOU E MEU IMÓVEL
ESTÁ REGULAR, O QUE GANHO
COM ISSO?
Além da satisfação de não contribuir para a poluição do Rio Capivari, da praia e do bairro, moradores que estão regulares ou se regularizam ganham certificado que estão em dia com as suas obrigações de saneamento com validade de 5 anos.