top of page
Notícias.png

Fique por dentro! Acompanhe as últimas notícias do Trato pelo Capivari

Trato Pelo Capivari ultrapassa 8 mil imóveis inspecionados em Ingleses

13 de janeiro de 2023

WhatsApp Image 2023-01-13 at 06.53..jpeg
WhatsApp Image 2023-01-13 at 06.53.23.jpeg

O Trato Pelo Capivari ultrapassou 8 mil imóveis inspecionados em Ingleses, balneário do Norte da Ilha. Desde sua renovação, em julho de 2021, já são mais de 6.300 inspeções, com 967 retornos – quando o responsável por uma casa, comércio ou condomínio considerado irregular agenda uma segunda vistoria para comprovar que regularizou suas ligações sanitárias.

 

O último balanço conclui que 1.859 imóveis (35%) fiscalizados na nova etapa seguem com ligações de esgoto com algum tipo de irregularidade. Estes imóveis recebem notificação do programa e possuem até 30 dias, a depender da gravidade da infração, para regularizarem sua rede.

 

Com relação às irregularidades sanitárias, inadequações de caixa de gordura continuam sendo o problema mais comum, com 2.635 ocorrências. Esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, um crime ambiental, é o segundo, detectado em 375 imóveis, seguido por  conexão parcial à rede de esgoto, em 234. 

 

Ações especiais – Além das inspeções, o Trato Pelo Capivari atua com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em ações especiais de fiscalização em parceria com a Floram e a Vigilância Sanitária.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre-se a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

Só no último mês, o Trato Pelo Capivari realizou 4 operações especiais, com um total de 4 lacres – que interrompe de imediato o fluxo irregular –, 9 autuação de infração. 

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Ações de fiscalização do Trato Pelo Capivari já somam 37 lacres e 41 autos de intimação no segundo semestre do ano nos Ingleses

Operação de fiscalização flagra casos de esgoto lançado na rede pluvial e extravasamento de fossa, crimes ambientais

13 de dezembro de 2022

WhatsApp Image 2022-12-13 at 16.09.23.jpeg

O Trato Pelo Capivari, programa ambiental da CASAN, está finalizando o segundo semestre de 2022 somando, por enquanto, 37 lacres e 41 autos de intimação realizados em ações de fiscalização sanitária nos Ingleses.

 

Estes trabalhos fazem parte das ações especiais, uma força-tarefa do Trato Pelo Capivari com a Vigilância Sanitária (VISA) e Floram para averiguar denúncias de esgoto clandestino no maior bairro do Norte de Florianópolis. Desde julho, já foram efetuadas 18 das saídas de fiscalização, com ainda mais duas planejadas até o fim do ano.

 

As principais ocorrências encontradas pelos técnicos do Trato Pelo Capivari e fiscais da Floram e VISA são casos de esgoto lançado em boca de lobo e extravasamento de fossa a céu aberto, crimes ambientais. Como resposta, as equipes realizam lacres nas tubulações, bloqueando de imediato o lançamento de esgoto irregular e emitem autos de intimação, que obrigam os responsáveis a regularizarem suas redes.

 

As ações especiais acontecem toda sexta-feira, como atividade permanente do Trato Pelo Capivari, e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Trato Pelo Capivari inicia novembro com nova campanha no bairro dos Ingleses

Programa Ambiental da CASAN, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, realiza intervenção urbana para reforçar a importância da regularização sanitária no bairro

03 de novembro de 2022

O Rio Capivari Está Aqui 02.png
O Rio Capivari Está Aqui 01.png
O Rio Capivari Está Aqui 03.png

O Trato Pelo Capivari, Programa Ambiental da CASAN para o bairro de Ingleses, iniciará no mês de novembro com uma nova campanha de conscientização. Intitulada "O Rio Capivari está aqui", a ação conta com placas e cartazes que serão distribuídos em comércios e praças da região.

 

O objetivo é sensibilizar e informar moradores sobre os efeitos da poluição nos bens naturais do bairro. Um dos focos será a relação dos moradores com a rede de drenagem, já que tudo que é escoado com a água da chuva – esgoto clandestino, papel, bitucas, plástico – vai chegar ao rio Capivari e à praia dos Ingleses. 

 

Esta é exatamente uma das atribuições do  Trato Pelo Capivari: aproximar-se das comunidades locais, estreitar laços, ouvir demandas, divulgar a importância da destinação adequada do esgoto produzido em cada imóvel e engajar as pessoas em um movimento pela conservação e qualidade de vida.

 

O programa – Desde 2020 o Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de regularizar os imóveis e colaborar com a despoluição do Rio Capivari.

 

De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa, aberta à população, está localizada na Rua Caminho do Sol, 142. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Atividade de Educação Ambiental do Trato Pelo Capivari reúne crianças nos Ingleses na próxima segunda-feira (25)

Ação ambiental apoiada pela Prefeitura de Florianópolis combina arte e saneamento básico em escola do Norte da Ilha

23 de setembro de 2022

WhatsApp Image 2022-09-23 at 14.35.51 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-09-23 at 14.35.51 (2).jpeg

Na próxima segunda-feira (25), o Trato Pelo Capivari e os alunos do terceiro ano da Escola Básica Municipal Neuza Paula da Silveira realizarão uma atividade artística de educação ambiental nos Ingleses. O cientista Peter Piper, personagem do educador ambiental Pedro Rocha, conduzirá um ato lúdico de pintura de boca de lobo com as crianças. 

 

O objetivo da atividade é ensinar aos pequenos que tudo que entra pelas galerias pluviais junto com a água da chuva - plástico, bituca de cigarro, papel ou esgoto clandestino - acaba sendo levado até o Rio Capivari e deságua na Praia dos Ingleses. Por isso, a importância de não jogar lixo nas ruas e tratar do saneamento do bairro. 

 

A saída integra uma série de ações do Trato Pelo Capivari em conjunto com a Escola, com aulas e práticas educativas sempre com foco ambiental e explorando questões relacionadas ao saneamento. 

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de contribuir com a limpeza do Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Trato Pela Capivari realiza inspeções nas regiões Sítio de Baixo e Ingleses Sul durante o mês de setembro

Equipes do programa ambiental da CASAN contemplam novas áreas com verificação gratuita de imóveis e conexão com as redes de esgoto no bairro dos Ingleses.

06 de setembro de 2022

WhatsApp Image 2022-09-06 at 14.25.17.jpeg

O Trato Pelo Capivari está concentrando suas atividades em duas localidades dos Ingleses: o Sítio de Baixo e o Ingleses Sul. A região que conta com mais de 100 ruas e servidões se inicia na Estrada Dário Manoel Cardoso e segue até a Estrada Dom João Becker. 

 

O Programa Ambiental da CASAN está visitando todas casas, condomínios e estabelecimentos comerciais com objetivo de verificar as instalações hidrossanitárias e regularizar a conexão à rede de esgoto.

 

Para quem ainda não recebeu o programa, o agendamento da vistoria gratuita segue aberto em todo o bairro, bem como o retorno para comprovar a adequação nos imóveis que foram inspecionados e apresentaram algum tipo de irregularidade. Desde o retorno do programa, em junho de 2021, já foram realizadas inspeções em 5.242 imóveis de Ingleses, com 765 retornos. 

 

O programa – O Trato Pela Capivari é um programa de inspeções sanitárias, orientação técnica gratuita, educação ambiental e mobilização social voltado exclusivamente à região dos Ingleses, em Florianópolis. 

Realizado pela CASAN, tem como objetivo, a partir de uma abordagem que mescla vistorias e ações de conscientização, regularizar o saneamento básico e contribuir para a recuperação ambiental do rio Capivari, da praia dos Ingleses e do bairro. A execução é da ECHOA Engenharia. 

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Trato Pelo Capivari realiza ação de arte urbana em atividade de educação ambiental com alunos de Ingleses

A intervenção busca sensibilização sobre a poluição do rio Capivari com crianças de escola municipal do Norte da Ilha.

05 de agosto de 2022

WhatsApp Image 2022-08-05 at 13.44.41.jpeg
WhatsApp Image 2022-08-05 at 13.44.42.jpeg

Na próxima sexta-feira (12), o Trato Pelo Capivari, programa ambiental da CASAN, organizará uma pintura de boca de lobo com os alunos da Escola Básica Municipal Neuza Paula da Silveira, dos Ingleses.

 

As crianças da turma do terceiro ano do Ensino Fundamental realizarão a atividade sobre supervisão do cientista Peter Piper, personagem criado pelo educador Pedro Rocha, do Trato Pelo Capivari, que explicará aos pequenos artistas que tudo o que entra em uma boca de lobo junto com a água da chuva – papel, bitucas, plástico, esgoto clandestino –, vai atingir o Capivari e a praia. 

 

A saída integra uma série de ações do Trato Pelo Capivari junto à Escola Neuza Paula da Silveira, nos Ingleses, bairro de atuação do programa, com aulas e atividades educativas sempre com foco ambiental e explorando questões relacionadas ao saneamento.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa da CASAN, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Em ação especial, Trato Pelo Capivari faz 7 lacres em 4 imóveis nos Ingleses

Operação de fiscalização flagra casos de esgoto lançado na rede pluvial, um crime ambiental, e extravasamento de fossa

18 de março de 2022

lacre-trato-pelo-capivari
lacre-trato-pelo-capivari

Em ação especial na última sexta-feira (18), o Trato Pelo Capivari lacrou sete ligações de esgoto clandestinas em quatro imóveis de Ingleses, no Norte da Ilha, a partir de denúncias da comunidade do bairro para o canal do programa.

 

Os técnicos do Trato Pelo Capivari, acompanhados de fiscal da Floram, flagraram casos de esgoto lançado na rede de drenagem pluvial, um crime ambiental, e extravasamento de fossa a céu aberto. Os lacres interrompem de imediato a poluição e forçam a regularização.

 

Um condomínio na Servidão Laureano João dos Santos teve três tubulações lacradas: o imóvel apresentava extravasor da fossa e esgoto da máquina de lavar roupa ligados à rede pluvial. 

 

Na Servidão Madre Paulina, outro condomínio foi flagrado com uma série de irregularidades: extravasamento de esgoto a céu aberto e tubulação do extravasor de fossa na sarjeta, escoando todo o esgoto do imóvel para a boca de lobo. Além da advertência verbal para adequação do sistema e esgotamento imediato da fossa, um lacre foi efetuado no local.

 

Mais dois condomínios foram fiscalizados pela equipe, ambos com despejo irregular de esgoto na drenagem: um na Rua Manoel Laureano dos Santos, o outro na Servidão Flor do Campo Limpo, com duas e uma tubulações lacradas, respectivamente.

 

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos diários de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Trato Pelo Capivari leva alunos de Ingleses ao Museu Histórico de Santa Catarina para atividade de educação ambiental

Com a presença da presidente da Casan, Roberta Mass dos Anjos, crianças de escola municipal do Norte da Ilha visitam exposição sobre o naturalista Fritz Müller

Trato Pelo Capivari Casan e Peter Piper.jpg

03 de junho de 2022

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a CASAN e o programa Trato Pelo Capivari levaram, nesta segunda-feira (6), alunos da Escola Básica Municipal Neuza Paula da Silveira, dos Ingleses, para conhecer a exposição "200 anos Fritz Müller – Príncipe dos Observadores", em cartaz no Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Souza).

 

As crianças de 8 e 9 anos, das turmas dos terceiros anos do Ensino Fundamental, também participaram de uma atividade de educação ambiental com a presidente da CASAN, Roberta Mass dos Anjos, e o educador Pedro Rocha, do Trato Pelo Capivari, interpretando o personagem Peter Piper.

 

A saída integra uma série de ações do Trato Pelo Capivari junto à Escola Neuza Paula da Silveira, nos Ingleses, bairro de atuação do programa, com aulas e atividades educativas idealizadas por Pedro Rocha, sempre com foco ambiental e explorando questões relacionadas ao saneamento.

 

Nesta segunda-feira (6), foram duas atividades com as crianças da escola no MHSC, uma no período da manhã, às 10h, outra no período da tarde, às 14h, totalizando cerca de 60 alunos.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Ação especial do Trato Pelo Capivari lacra duas ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

Ambas lançavam esgoto diretamente no Rio Capivari; operação do Programa da Ambiental da CASAN foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária

esgoto-irregular-trato-pelo-capivari

16 de maio de 2022

O Trato Pelo Capivari lacrou, nesta segunda-feira (16), duas ligações clandestinas que lançavam esgoto diretamente no Rio Capivari, em Ingleses, no Norte da Ilha, durante ação especial do Programa Ambiental da CASAN realizada em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA).

 

As duas tubulações foram lacradas em um mesmo condomínio na Rua Flor do Campo Limpo – uma delas era o extravasor da fossa do imóvel e a outra lançava os efluentes da máquina de lavar roupa, ambas direcionadas para o rio que deságua na praia. O lacre interrompe na hora o fluxo irregular e força a regularização das ligações.

 

Após denúncias da comunidade local, o programa também detectou extravasamento de esgoto a céu aberto em dois imóveis multifamililares localizados na já citada Rua Flor do Campo Limpo e na Servidão Rosa Ana da Conceição. Os responsáveis foram intimados pela VISA para fazer a sucção e limpeza das fossas, que transbordavam até a rua e atingiam a rede de drenagem pluvial. Ao todo, seis imóveis foram fiscalizados na operação.

 

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Em ação especial, Trato Pelo Capivari faz 7 lacres em 4 imóveis nos Ingleses

Operação de fiscalização flagra casos de esgoto lançado na rede pluvial, um crime ambiental, e extravasamento de fossa

18 de março de 2022

lacre-trato-pelo-capivari
lacre-trato-pelo-capivari

Em ação especial na última sexta-feira (18), o Trato Pelo Capivari lacrou sete ligações de esgoto clandestinas em quatro imóveis de Ingleses, no Norte da Ilha, a partir de denúncias da comunidade do bairro para o canal do programa.

 

Os técnicos do Trato Pelo Capivari, acompanhados de fiscal da Floram, flagraram casos de esgoto lançado na rede de drenagem pluvial, um crime ambiental, e extravasamento de fossa a céu aberto. Os lacres interrompem de imediato a poluição e forçam a regularização.

 

Um condomínio na Servidão Laureano João dos Santos teve três tubulações lacradas: o imóvel apresentava extravasor da fossa e esgoto da máquina de lavar roupa ligados à rede pluvial. 

 

Na Servidão Madre Paulina, outro condomínio foi flagrado com uma série de irregularidades: extravasamento de esgoto a céu aberto e tubulação do extravasor de fossa na sarjeta, escoando todo o esgoto do imóvel para a boca de lobo. Além da advertência verbal para adequação do sistema e esgotamento imediato da fossa, um lacre foi efetuado no local.

 

Mais dois condomínios foram fiscalizados pela equipe, ambos com despejo irregular de esgoto na drenagem: um na Rua Manoel Laureano dos Santos, o outro na Servidão Flor do Campo Limpo, com duas e uma tubulações lacradas, respectivamente.

 

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos diários de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Trato Pelo Capivari lacra três ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

Todos lançavam esgoto na rede pluvial ou foram flagrados com extravasamento de fossa; operação do Programa Ambiental da CASAN foi realizada em parceria com a Floram

14 de março de 2022

_DSC0792 (1).jpg
_DSC0559 (3).jpg

O Trato Pelo Capivari realizou, na última sexta-feira (11), uma ação especial de fiscalização com a Floram que resultou em três lacres de ligações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha.

 

Os imóveis fiscalizados e com tubulações lacradas pelo Programa Ambiental da CASAN localizavam-se todos na Rua Ruth Pereira, foco da operação. 

 

Um prédio de oito apartamentos foi flagrado pela equipe com o extravasor de fossa conectado à rede de drenagem pluvial. Dois lacres – medida que interrompe na hora o fluxo irregular e força a regularização – foram efetuados no local. 

 

Após nova denúncia de moradores no canal do Trato Pelo Capivari, uma casa que já havia sofrido um lacre foi fiscalizada mais uma vez e, com a constatação de que continuava lançando esgoto na rede pluvial, teve a ligação clandestina novamente lacrada. 

 

Há suspeita de crime ambiental em outro condomínio na Rua Ruth Pereira. Como não foi possível confirmar a irregularidade durante a operação, o programa voltará ao mesmo endereço até o fim de março com uma ação conjunta em parceria com a Intendência do bairro para abertura da rua e novas fiscalizações.

 

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Trato Pelo Capivari participa de evento comunitário neste sábado (12)

Programa Ambiental da CASAN estará presente na Ação de Cidadania promovida pela Associação de Moradores Renovação Ingleses e Santinho (AMORIS)

11 de março de 2022

DSC_0784 (1).jpg
DSC_0708.jpg

O Trato Pelo Capivari, Programa Ambiental da CASAN para o bairro de Ingleses, participará, neste sábado (11), de um evento comunitário no Norte da Ilha: a feira Ação de Cidadania, promovida pela Associação de Moradores Renovação Ingleses e Santinho (AMORIS).

 

O programa estará presente com equipe técnica e de mobilização social e comunicação, ficará à disposição para conversar sobre saneamento básico e distribuirá mudas de plantas, brindes, como camisetas e ecobags, e materiais informativos.

 

Um dos objetivos do Trato Pelo Capivari é exatamente este: aproximar-se das comunidades locais, participando de eventos públicos, a fim de estreitar laços, ouvir demandas, divulgar a importância de se cuidar da destinação do esgoto produzido em cada imóvel e engajar as pessoas com o programa.

 

A Ação de Cidadania acontece no Parque Linear Ingleses, das 10h às 16h, e promoverá uma série de atividades gratuitas para a comunidade: emissão de RG, transferência de título de eleitor, Sine com vagas de emprego, Procon, aferição de pressão, corte de cabelo, orientação jurídica e atividades esportivas.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

 

De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Trato Pelo Capivari realiza mais uma ação de mobilização social em Ingleses

Programa Ambiental da CASAN esteve na SC-403 e na Rua das Gaivotas em conversa com moradores e distribuição de mudas de plantas, brindes e materiais informativos

09 de fevereiro de 2022

trato-pelo-capivari-comunidade_creditos-tito-pereira.jpeg
trato-pelo-capivari-comunidade-2_creditos-tito-pereira.jpeg

O Trato Pelo Capivari realizou, no último fim de semana, mais uma ação de mobilização social e engajamento com a comunidade de Ingleses, com montagem de tenda em dois pontos do bairro e distribuição de mudas de plantas, brindes e materiais promocionais.

 

As equipes de campo e de comunicação ficaram à disposição dos passantes ao longo da manhã de sábado para ouvir demandas e sugestões, conversar sobre os serviços de inspeção e regularização, esclarecer dúvidas técnicas e socioambientais e principalmente estimular o agendamento da vistoria gratuita.

 

O objetivo dessas ações periódicas é reforçar o valor da atuação conjunta entre o programa, na região desde 2020, e a comunidade local para a promoção e a melhoria do saneamento básico de Ingleses.

 

Na primeira parte do ato, a equipe ficou na Av. das Gaivotas, exatamente junto da ponte onde o Rio Capivari desemboca na praia de Ingleses. Depois, todos se deslocaram até um ponto da SC-403, encerrando a ação ao meio-dia.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

 

De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Trato Pelo Capivari e Comunidade
trato-pelo-capivari-comunidade_creditos-tito-pereira

04 de fevereiro de 2022

Programa Ambiental da CASAN estará na Rua das Gaivotas, onde o Rio Capivari desemboca na praia; ato pretende estimular agendamentos de inspeção de esgoto na região.

Trato Pelo Capivari faz ação de mobilização social em Ingleses neste sábado (5 de fevereiro)

O Trato Pelo Capivari estará presente, a partir das 9h deste sábado (5), na Rua das Gaivotas, em Ingleses, para uma ação de mobilização social e engajamento com a comunidade do bairro.

 

O ponto escolhido para o ato é exatamente junto da ponte onde o Rio Capivari desemboca na praia de Ingleses. O objetivo é ficar à disposição dos moradores durante o período da manhã e estimular o agendamento de inspeções de esgoto nesta parte de Ingleses.

 

Uma tenda será montada no local. Equipes técnicas e de comunicação e mobilização social do Trato Pelo Capivari distribuirão mudas de plantas e brindes – como camisetas, bonés e ecobags do programa –, além de materiais técnicos e informativos.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

 

De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

_DSC0295 (2).jpg
_DSC0019 (3).jpg

12 de janeiro de 2022.

Ambos lançavam esgoto na rede pluvial, um crime ambiental; operação do Programa da Ambiental da CASAN foi realizada em parceria com a Vigilância Sanitária

Ação especial do Trato Pelo Capivari lacra duas ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

O Trato Pelo Capivari lacrou, na última terça-feira (11), duas ligações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha, durante ação especial do Programa Ambiental da CASAN realizada em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA). 

 

As duas tubulações foram lacradas na Rua Osvaldo Rogério Braga – uma delas em um condomínio com dez apartamentos que lançava esgoto na pluvial, o que é crime ambiental, pelo extravasor de fossa. O lacre interrompe na hora o fluxo irregular e força a regularização das ligações.

 

O programa também detectou esgoto clandestino nas drenagens da Servidão Marinho João do Rego e da Servidão Caminho das Dunas. Um imóvel foi intimado pela VISA a se regularizar, no primeiro endereço; no segundo, o Trato Pelo Capivari fará nova ação especial para confirmar a origem das ligações clandestinas nessa servidão. Ao todo, dez imóveis foram fiscalizados na operação.

 

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

trato-pelo-capivari-floram-pmf
trato-pelo-capivari-lacre-esgoto

22 de dezembro de 2021.

Trato Pelo Capivari lacra quatro ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

Todos lançavam esgoto na rede pluvial ou foram flagrados com extravasamento de fossa; operação do Programa Ambiental da CASAN foi realizada em parceria com a Floram

O Trato Pelo Capivari realizou, na manhã de quarta-feira (22), uma ação especial de fiscalização com a Floram que resultou em quatro lacres de ligações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha.

 

Os imóveis fiscalizados e com tubulações lacradas pelo Programa Ambiental da CASAN localizavam-se nos seguintes endereços do bairro: Rua Albatroz, Travessa Lua Nova e servidões Rosa Ana da Conceição e Idalino Damásio Fernandes.

 

Um dos locais, um condomínio de oito apartamentos na Serv. Rosa Ana da Conceição, já havia sido fiscalizado e sofrido um lacre – medida que interrompe na hora o fluxo irregular e força a regularização – em ação anterior do Trato Pelo Capivari. Após nova denúncia de moradores no canal do programa, o imóvel foi fiscalizado mais uma vez e, flagrado com extravasamento de fossa a céu aberto, teve a ligação irregular lacrada. 

 

Os outros lacres foram em um condomínio de três casas na Rua Albatroz, com tubulação conectada à rede de drenagem pluvial; um condomínio de dez apartamentos na Serv. Idalino Damásio Fernandes, com extravasamento e infiltração de esgoto no solo; e uma casa na Travessa Lua Nova, com fossa atingindo a drenagem. 

 

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

_DSC0365 (1).jpg
Trato-Pelo-Capivari-e-comunidade

17 de dezembro de 2021.

Trato Pelo Capivari participa de dois eventos comunitários neste sábado (18)

Programa Ambiental da CASAN estará presente no Gaivotas Festival, em Ingleses, e no 20º Natal Solidário da comunidade da Vila União, na Vargem do Bom Jesus

O Trato Pelo Capivari, Programa Ambiental da CASAN para o bairro de Ingleses, participará, neste sábado (18), de dois eventos comunitários no Norte da Ilha: o Gaivotas Festival e o 20º Natal Solidário da Comunidade Vila União.

 

O programa estará presente com equipe técnica e de comunicação, ficará à disposição para conversar sobre saneamento básico e distribuirá mudas de plantas, brindes, como camisetas e ecobags, e materiais informativos.

 

Um dos objetivos do Trato Pelo Capivari é exatamente este: aproximar-se das comunidades locais, participando de eventos públicos, a fim de estreitar laços, ouvir demandas, divulgar a importância de se cuidar da destinação do esgoto produzido em cada imóvel e engajar as pessoas com o programa.

 

O Gaivotas Festival está marcado para este sábado (18) e este domingo (19), na Praça Alfredo Alberto Munhoz, em Ingleses. É um evento gratuito, com programação de esporte, cultura, lazer e gastronomia, realizado pela Associação de Moradores Renovação Ingleses e Santinho (AMORIS).

 

O 20° Natal Solidário acontece neste sábado, das 9h às 15h, na comunidade da Vila União, na Vargem do Bom Jesus.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.

 

De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Trato-Pelo-Capivari_Reuniao-com-moradores-2.jpeg
Trato-Pelo-Capivari-Reuniao-com-moradores

10 de dezembro de 2021.

Trato Pelo Capivari promove reunião aberta com a comunidade de Ingleses

Programa apresenta balanço de inspeções e discute ações de mobilização social e educação para os próximos meses

O Trato Pelo Capivari promoveu, na manhã desta quinta-feira (9), uma reunião aberta com a comunidade de Ingleses para apresentar os números parciais do programa, ouvir demandas e sugestões e estreitar laços para ações futuras.

Estiveram presentes Francisco Pimentel, chefe da Agência Florianópolis da CASAN, e representantes comunitários de associações de moradores, escolas e jornais locais, além das equipes técnica e de comunicação e mobilização do social do Trato Pelo Capivari.

O encontro teve como objetivo aproximar o Programa Ambiental da CASAN, voltado exclusivamente para o bairro de Ingleses, e as lideranças envolvidas com a questão socioambiental no bairro do Norte da Ilha e que acompanham os trabalhos do Trato Pelo Capivari desde 2020.

Em um primeiro momento, a coordenação de campo apresentou os dados de inspeções realizadas em 2020 e 2021, detalhando, por exemplo, as principais irregularidades de esgoto detectadas e os resultados das ações especiais em parceria com os órgãos de fiscalização.

Depois, a mobilização social discutiu ações de engajamento e educação ambiental, incluindo parcerias com escolas do bairro, participação em eventos comunitários e atos para limpeza do Rio Capivari e da praia, para os próximos meses. 

Ao longo de toda a conversa, os representantes da comunidade trouxeram dúvidas e questionamentos, comentaram os dados apresentados e reforçaram a importância do programa e a necessidade de que os(as) moradores(as) se envolvam nessa questão, façam a inspeção das ligações de esgoto com o Trato Pelo Capivari e regularizem seus imóveis.  

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro.
 
De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.
 
A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

TratoPeloCapivari©TitoPereira.jpg
TratoPeloCapivari©TitoPereira (2).jpg

29 de novembro de 2021.

Ação especial do Trato Pelo Capivari lacra quatro ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

Todos lançavam esgoto na rede pluvial, um crime ambiental; operação do Programa da Ambiental da CASAN foi realizada em parceria com a Floram

O Trato Pelo Capivari lacrou, na última sexta-feira (26), quatro ligações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha, durante ação especial do Programa Ambiental da CASAN realizada em parceria com a Floram. 

 

Duas tubulações foram lacradas na Servidão Luz Nascente e outras duas na Rua Quadrangular. Em todas, o Trato Pelo Capivari flagrou imóveis lançando de esgoto diretamente na rede de drenagem pluvial, o que é crime ambiental. O lacre interrompe na hora o fluxo irregular e força a regularização das ligações.

 

Em um dos casos, o de imóvel de nove apartamentos localizado na Rua Quadrangular, os moradores haviam retirado um lacre efetuado anteriormente pelo programa e fizeram uma nova tubulação do extravasor da fossa diretamente no meio fio, escoando os efluentes produzidos no local até a rede pluvial mais próxima. 

 

Os outros três lacres foram efetuados em casos similares, com extravasor de fossa conectado à drenagem. Um dos imóveis, flagrado também com esgoto a céu aberto, teve os dados repassados à Vigilância Sanitária para aplicação de multa. 

 

As ações especiais do Trato Pelo Capivari, realizadas semanalmente, complementam os trabalhos de inspeção e são construídas com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em uma lista de imóveis irregulares com prazo de regularização vencido.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

 

Desde a sua renovação, o Trato Pelo Capivari realizou 18 operações especiais, com um total de 34 lacres, 24 multas e 20 intimações. Somando esses números aos do seu primeiro ano de atuação, são mais de 370 conexões de esgoto clandestinas lacradas por atuação direta do programa no bairro do Norte da Ilha.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa, executado pela ECHOA Engenharia, inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Floripa Eu Curto Eu Cuido
_DSC0144.jpg

12 de novembro de 2021.

Trato Pelo Capivari realiza ação de mobilização e engajamento com a comunidade de Ingleses

Segundo ato da campanha "Floripa: eu curto, eu cuido", em parceria com a Rádio Conexão Felicidade, acontece neste sábado, às 9h

O Trato Pelo Capivari e a Rádio Conexão Felicidade realizam em parceria, na manhã deste sábado (13), o segundo ato da campanha "Floripa: eu curto, eu cuido", em Ingleses, no Norte da Ilha. 

 

A ação de aproximação e engajamento com a comunidade do bairro será no período da manhã, a partir das 9h, em frente ao mercado Parador da Ilha, localizado na Est. Dom João Becker, n. 186, próximo à praia de Ingleses.

 

O Programa Ambiental da CASAN montará uma tenda no local e estará à disposição dos moradores para apresentar o Trato Pelo Capivari, ouvir demandas e tirar dúvidas sobre esgoto e saneamento, com distribuição de brindes e materiais informativos aos interessados. 

 

No âmbito da campanha desenvolvida pelo Jornal Conexão Comunidade e realizada em parceria com o Trato, o ato deste sábado fará um "adesivaço", a fim de levar a mensagem "Floripa: eu curto, eu cuido" pelo bairro de Ingleses e pela Ilha. 

 

A primeira ação da campanha entre os parceiros, realizada em setembro, contou com a participação da presidente da CASAN, Roberta Mass dos Anjos, e de quatro diretores da companhia. 

 

O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa ambiental que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa realizado pela CASAN e executado pela ECHOA Engenharia inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

23 de setembro de 2021.

Balanço do Programa Ambiental da CASAN, renovado em julho, aponta que esgoto na pluvial é o segundo problema mais comum; últimas ações especiais resultam em 30 lacres e 23 multas

Trato Pelo Capivari ultrapassa 4.350 imóveis inspecionados em Ingleses

10 de novembro de 2021.

Inspeções Trato Pelo Capivari
Inspeção Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari completou, desde a sua renovação em julho de 2021, 1.368 inspeções de esgoto em Ingleses, aponta balanço atualizado nesta semana. Somando aos números do primeiro ano de atuação, em 2020, já são 4.384 imóveis vistoriados pelo Programa Ambiental da CASAN no bairro do Norte da Ilha.

 

Ao todo, a partir da sua retomada, o Trato inspecionou 1.130 imóveis e fez 238 retornos – quando o responsável por uma casa, comércio ou condomínio considerado irregular agenda uma segunda inspeção para comprovar que regularizou suas ligações sanitárias.

 

O último balanço conclui que 284 imóveis (25%) seguem com ligações de esgoto com algum tipo de irregularidade, contra 846 (75%) que encontravam-se regulares em 1ª inspeção ou se regularizaram após atuação do programa.

 

Neste universo, o Trato Pelo Capivari vistoria tanto locais atendidos por rede coletora quanto os que possuem sistemas individuais de tratamento (fossa) – o segundo tipo, com ligações mais simples, tende a apresentar menos problemas, o que ajuda a explicar a taxa mais baixa de imóveis irregulares. 

 

Com relação às irregularidades sanitárias, inadequações de caixa de gordura representam o problema mais comum, em 339 casos (59% do total). Esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, um crime ambiental, é o segundo, detectado em 121 imóveis (21%), seguido por  conexão parcial à rede de esgoto, em 66 (12%).

 

Ações especiais – Além das inspeções, o Trato Pelo Capivari atua com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em ações especiais de fiscalização em parceria com a Floram e a Vigilância Sanitária.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre-se a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

 

Desde julho de 2021, o Trato Pelo Capivari realizou 17 operações especiais, com um total de 30 lacres – que interrompe de imediato o fluxo irregular –, 23 multas e 20 intimações. 

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

23 de setembro de 2021.

Programa Ambiental da CASAN e Vigilância Sanitária verificam denúncias de esgoto irregular em Ingleses

Ação especial do Trato Pelo Capivari resulta em três lacres e duas multas

01 de outubro de 2021.

Flagra de Esgoto Irregular - Trato Pelo Capivari
Ação Especial Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari realizou, na manhã desta sexta-feira (1), uma ação especial de fiscalização com três lacres de ligações de esgoto clandestinas, duas multas por crime ambiental e duas intimações.

 

O Programa Ambiental da CASAN foi a campo acompanhado de fiscal da Vigilância Sanitária para verificar denúncias de esgoto irregular recebidas de moradores do bairro do Norte da Ilha. A operação contou com suporte de caminhão hidrojato e máquina retroescavadeira. 

 

Os três lacres, quando se interrompe de imediato o lançamento irregular de esgoto, foram efetuados em imóveis localizados na Servidão Luz Nascente (1 caso) e na Servidão Gerivá (2 casos).

 

No primeiro endereço, um condomínio de nove apartamentos foi flagrado com extravasor de fossa conectado à rede de drenagem pluvial. Além do lacre, o imóvel foi multado por crime ambiental.

 

No segundo endereço, os lacres foram realizados em condomínios com a mesma irregularidade, direcionando o extravasor de fossa até a drenagem. Um deles, no qual foi possível comprovar com testes a origem dos efluentes, recebeu multa. 

 

A ação especial resultou em mais duas intimações da Vigilância Sanitária: dois condomínios, um na Servidão Luz Nascente e outro na Servidão José Domingos Ramos, com extravasamento de fossa a céu aberto.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Somente na operação desta quinta-feira (23) foram sete lacres efetuados pelo programa; dois proprietários receberam multa por crime ambiental

Ações especiais do Trato Pelo Capivari lacram onze ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

23 de setembro de 2021.

Lacres Trato Pelo Capivari
Lacres Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental da Casan, lacrou onze tubulações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha, durante duas ações especiais de fiscalização realizadas nesta semana.

 

Somente na operação desta quinta-feira (23), a equipe do Trato, acompanhada de fiscal da Vigilância Sanitária, efetuou sete lacres – o que interrompe na hora o lançamento irregular e força a correção das irregularidades – em casos de esgoto ligado à rede pluvial e extravasamento a céu aberto.

 

Um prédio na Rua Graciliano Manoel Gomes, flagrado com extravasor de fossa conectado à drenagem, além de ter a tubulação lacrada, será multado por crime ambiental. Os demais seis lacres dessa ação foram efetuados em condomínios localizados nas ruas Rosa Ana da Conceição e Maria Conceição e na Serv. Juvêncio Caetano Marques.

 

O Trato Pelo Capivari – programa realizado pela Casan, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), e executado pela ECHOA Engenharia – também foi a campo em operação especial, esta em parceria com a Floram, na manhã de quarta-feira (22).

 

Dos seis imóveis fiscalizados, quatro tiveram tubulação clandestina lacrada – três na Travessa Lua Nova e um na Rod. João Gualberto Soares, uma das principais vias de Ingleses – e um foi multado por crime ambiental.

 

Em complemento às atividades diárias de inspeção e aos trabalhos de educação ambiental e mobilização social, o Trato Pelo Capivari organiza, ao menos uma vez por semana, operações especiais de fiscalização para verificar denúncias da população e imóveis já tidos como irregulares em Ingleses.

Ação do programa da Casan, em parceria com a PMF, conta com a presença da presidência e da diretoria da Companhia

03 de setembro de 2021.

Trato Pelo Capivari realiza ato de aproximação e engajamento com a comunidade de Ingleses 

Educação Ambiental Trato Pelo Capivari
Trato Pelo Capivari e Casan

O Trato Pelo Capivari, programa ambiental da Casan para o bairro de Ingleses, realizou, na tarde desta sexta-feira (3), uma ação de aproximação e engajamento com a comunidade local, em ato que contou com a participação da diretoria da Companhia, incluindo a presidente Roberta Maas dos Anjos.

 

"O Trato Pelo Capivari é um projeto pioneiro da Casan que passa de casa em casa conversando com as pessoas e conta com o envolvimento e a conscientização de cada um  para cuidar do meio ambiente no bairro", afirmou Roberta, que também ressaltou os resultados obtidos após mais de um ano de programa, como a redução da poluição direta no Rio Capivari e a melhoria da balneabilidade da praia, e a sua recente renovação.

 

"Parabenizamos a equipe que está nas ruas todos os dias e agradecemos cada morador e moradora que abraça o Trato, regulariza o seu imóvel e ajuda na melhoria do saneamento básico em Ingleses", completou.

 

A presidente e os diretores da Casan aproveitaram a tarde para fazer uma visita à sede do programa e à foz principal do Rio Capivari, na Rua das Gaivotas, onde está instalado o esgotômetro -- painel que mede quanto esgoto irregular deixou de ser despejado no Rio pela ação direta do programa -- e a boca de lobo com intervenção artística e a frase: "O Rio Capivari está aqui".

 

Além de Roberta Maas dos Anjos, estiveram presentes: Ivan Gabriel Coutinho, Diretor Financeiro e de Relações com os Investidores; Pedro Joel Horstmann, Diretor de Operação e Expansão; Anderson Rodrigo Miranda, Superintendente Regional de Negócios da Região Metropolitana de Florianópolis; Francisco Pimentel, chefe da Agência Florianópolis da Casan.

 

A ação de mobilização social, realizada na Rodovia João Gualberto Soares, contou com distribuição de mudas, brindes e materiais informativos do programa. A equipe do Trato abordou moradores e ficou à disposição da comunidade para ouvir demandas e tirar dúvidas sobre esgoto e saneamento.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa ambiental que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa realizado pela Casan, em parceria com a PMF, e executado pela ECHOA Engenharia inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Intervenção da artista Gugie Cavalcanti é uma parceria com a CASAN e o Trato Pelo Capivari, programa da Companhia para o bairro do Norte da Ilha

26 de agosto de 2021.

“O Rio Capivari está aqui”: obra de arte urbana busca sensibilização junto ao principal rio de Ingleses

O Rio Capivari Está Aqui
Trato Pelo Capivari e Gugie Cavalcanti

Quem passa sobre a ponte do Rio Capivari na Rua das Gaivotas, em Ingleses, pode ver, desde semana passada, uma nova obra de arte urbana. Na boca de lobo mais próxima do ponto em que o principal rio da região deságua na praia, a artista visual Gugie Cavalcanti realizou uma intervenção com a mensagem: "O Rio Capivari está aqui". 

 

A obra de Gugie, feita em parceria com o Trato Pelo Capivari, programa da CASAN voltado exclusivamente para o bairro do Norte da Ilha, foi realizada na manhã da última quinta-feira e já despertou a curiosidade de vários moradores que passaram pelo local durante a pintura.  

 

Uma representação do leito do rio na calçada e na rua, ela busca sensibilizar os passantes e fazer refletir, através da arte, sobre a necessidade da ação consciente de cada um para a proteção dos bens naturais da cidade: tudo o que entra em uma galeria de drenagem como aquela, junto com a água da chuva – papel, bitucas, plástico, esgoto clandestino –, vai atingir o Capivari e a praia. 

 

É a primeira intervenção artística em uma boca de lobo no bairro – há possibilidade de outras até o fim do ano. 

 

A artista – Monique Cavalcanti, ou Gugie, é artista multimídia, grafiteira, natural de Brasília, mas crescida em Florianópolis. Como negra, mulher e mãe, busca na arte uma forma de promoção de diálogo, interação e sensibilização coletiva. 

 

Suas obras podem ser reconhecidas por toda a cidade, em murais e paredões, como "Histórias no peito", na rua Tenente Silveira, e o mural em homenagem a Antonieta de Barros, também no Centro, feito em parceria com os artistas Thiago Valdi e Tuane Ferreira.

 

Para conhecer mais o trabalho da artista, acesse o site www.gugiecavalcanti.com ou a sua página no Instagram: @gugie.art. 

 

O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa ambiental que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa realizado pela Casan e executado pela ECHOA Engenharia inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Programa flagra casos de esgoto lançado em córrego do bairro do Norte da Ilha; próxima ação especial está marcada para esta quarta-feira (11)

10 de agosto de 2021.

Trato Pelo Capivari lacra dez ligações de esgoto clandestinas em uma única servidão de Ingleses

_DSC0091-2.jpg
Lacres - Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental em Ingleses, lacrou, em ação especial de fiscalização, dez tubulações de esgoto clandestinas em uma única servidão do bairro do Norte da Ilha.

 

Acompanhado de fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária, o programa da Casan, realizado em parceria com Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, fiscalizou, na última sexta-feira (6), casas e condomínios localizados nas servidões Vista do Mar e Valdevino Marques da Natividade.

 

Na primeira delas, a equipe flagrou casos de esgoto conectado à rede pluvial, considerado crime ambiental, extravasamento a céu aberto e efluentes lançados em terrenos vizinhos e diretamente em um córrego nas proximidades.

 

Ao todo, dez tubulações foram lacradas pelo programa – o que interrompe na hora o lançamento irregular e força a correção das irregularidades – somente nesta operação. Um condomínio no qual todos os pontos hidráulicos despejavam esgoto no córrego sofreu seis lacres. 

 

Além dessas medidas, a Vigilância Sanitária intimou seis proprietários na mesma servidão para que regularizem seus imóveis em até 30 dias. 

 

Em complemento às atividades diárias de inspeção, o Trato Pelo Capivari organiza, ao menos uma vez por semana, operações em parceria com fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária para verificar denúncias da população e imóveis já tidos como irregulares.

 

No primeiro ano de programa, em 2020, essas ações resultaram num total de 338 lacres e 162 multas e autuações. A próxima operação está marcada para a manhã desta quarta-feira (11).

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Operações do programa com fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária verificam denúncias da população e imóveis irregulares

20 de julho de 2021.

Trato Pelo Capivari retoma ações especiais em Ingleses com autuações e lacres de ligações clandestinas

Ações Especiais - Trato Pelo Capivari
Ações Especiais - Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental em Ingleses, retomou, neste mês de julho, suas ações especiais de fiscalização para verificar denúncias de moradores e casos graves de esgoto irregular no bairro do Norte da Ilha. 

 

Em complemento às atividades diárias de inspeção, o programa vai organizar, ao menos uma vez por semana, operações em parceria com fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária. No primeiro ano do Trato Pelo Capivari, em 2020, essas ações resultaram num total de 338 lacres e 162 multas e autuações.

 

Renovado, o programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, realizou duas ações especiais de fiscalização nos últimos dez dias – a segunda delas nesta segunda-feira (19).

 

Nelas, a equipe do Trato Pelo Capivari, acompanhada dos fiscais, flagrou imóveis de Ingleses com extravasamento de fossa e lançamento de esgoto a céu aberto, em rede inoperante e na rede drenagem pluvial – este último considerado crime ambiental. Ao todo, foram efetuados dois lacres e emitidas cinco autuações. 

 

Um dos casos, na Est. Dom João Becker, mostrou-se particularmente grave: esgoto clandestino despejado em rede inoperante extravasava até a boca de lobo mais próxima, atingindo, através das galerias de drenagem, a praia de Ingleses. Um caminhão hidrojato fez a sucção dos efluentes para interromper a poluição.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Programa ambiental foi renovado e já está com equipes no Norte da Ilha

24 de junho de 2021.

Trato Pelo Capivari retoma inspeções de esgoto nos Ingleses

Treinamento de Equipe Trato Pelo Capivari
Equipe de Inspeções Trato Pelo Capivari

Responsável por evitar o despejo de pelo menos 86.300 toneladas de esgoto no principal manancial dos Ingleses, o Trato Pelo Capivari está de volta. Renovado, o programa de inspeções sanitárias e educação ambiental recomeça nesta quinta-feira (24) as vistorias das ligações de esgoto em condomínios, casas e comércios da região.

 

"No primeiro ano do Trato, fizemos cerca de 10 mil inspeções, com mais de 5 mil famílias regularizadas, interrompendo centenas de ligações clandestinas que poluíam o Rio Capivari e a praia", relata o engenheiro Francisco Pimentel, chefe da Agência Florianópolis da Casan. "Mesmo com bons resultados, a renovação é essencial porque não seria possível em apenas um ano cobrir inteiramente um bairro do porte de Ingleses".

 

Na semana passada, as equipes técnicas do Trato Pelo Capivari passaram por novo processo de capacitação e deram início à entrega de comunicados aos moradores, porta a porta, solicitando o agendamento das inspeções, que são gratuitas. 

 

Nessa retomada, o programa terá como foco inicial os imóveis da região central de Ingleses – recorte que abrange vias importantes do bairro, como SC-403, Rua Intendente João Nunes Vieira, Rua do Marisco e a Gaivotas, além das transversais. A expansão geográfica será progressiva e abarcará áreas com e sem rede de esgoto instalada.

 

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), a execução do Trato Pelo Capivari está novamente a cargo da ECHOA Engenharia, empresa vencedora da licitação, responsável pelo primeiro ano do programa em Ingleses e com anos de experiência à frente do Floripa Se Liga Na Rede.  

 

O engenheiro sanitarista e ambiental Vinicius Ragghianti, da ECHOA, ressalta que o Trato só deu certo porque envolveu a comunidade, conceito que será repetido. “Todas as iniciativas conjuntas com os moradores e entidades representativas do bairro serão replicadas, como por exemplo o canal de denúncias, um pedido da comunidade”, diz Ragghianti. “Paralelamente aos serviços de inspeção, o Trato Pelo Capivari conta com uma frente de trabalho voltada exclusivamente à educação ambiental”, lembra o engenheiro. 

 

A sede do Trato Pelo Capivari está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Escolha sobre qual trimestre do ano de atuação do Trato você quer saber mais:

bottom of page