Notícias.png

Fique por dentro! Acompanhe as últimas notícias do Trato pelo Capivari

Floripa Eu Curto Eu Cuido
_DSC0144.jpg

12 de novembro de 2021.

Trato Pelo Capivari realiza ação de mobilização e engajamento com a comunidade de Ingleses

Segundo ato da campanha "Floripa: eu curto, eu cuido", em parceria com a Rádio Conexão Felicidade, acontece neste sábado, às 9h

O Trato Pelo Capivari e a Rádio Conexão Felicidade realizam em parceria, na manhã deste sábado (13), o segundo ato da campanha "Floripa: eu curto, eu cuido", em Ingleses, no Norte da Ilha. 

 

A ação de aproximação e engajamento com a comunidade do bairro será no período da manhã, a partir das 9h, em frente ao mercado Parador da Ilha, localizado na Est. Dom João Becker, n. 186, próximo à praia de Ingleses.

 

O Programa Ambiental da CASAN montará uma tenda no local e estará à disposição dos moradores para apresentar o Trato Pelo Capivari, ouvir demandas e tirar dúvidas sobre esgoto e saneamento, com distribuição de brindes e materiais informativos aos interessados. 

 

No âmbito da campanha desenvolvida pelo Jornal Conexão Comunidade e realizada em parceria com o Trato, o ato deste sábado fará um "adesivaço", a fim de levar a mensagem "Floripa: eu curto, eu cuido" pelo bairro de Ingleses e pela Ilha. 

 

A primeira ação da campanha entre os parceiros, realizada em setembro, contou com a participação da presidente da CASAN, Roberta Mass dos Anjos, e de quatro diretores da companhia. 

 

O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa ambiental que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa realizado pela CASAN e executado pela ECHOA Engenharia inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

23 de setembro de 2021.

Balanço do Programa Ambiental da CASAN, renovado em julho, aponta que esgoto na pluvial é o segundo problema mais comum; últimas ações especiais resultam em 30 lacres e 23 multas

Trato Pelo Capivari ultrapassa 4.350 imóveis inspecionados em Ingleses

10 de novembro de 2021.

Inspeções Trato Pelo Capivari
Inspeção Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari completou, desde a sua renovação em julho de 2021, 1.368 inspeções de esgoto em Ingleses, aponta balanço atualizado nesta semana. Somando aos números do primeiro ano de atuação, em 2020, já são 4.384 imóveis vistoriados pelo Programa Ambiental da CASAN no bairro do Norte da Ilha.

 

Ao todo, a partir da sua retomada, o Trato inspecionou 1.130 imóveis e fez 238 retornos – quando o responsável por uma casa, comércio ou condomínio considerado irregular agenda uma segunda inspeção para comprovar que regularizou suas ligações sanitárias.

 

O último balanço conclui que 284 imóveis (25%) seguem com ligações de esgoto com algum tipo de irregularidade, contra 846 (75%) que encontravam-se regulares em 1ª inspeção ou se regularizaram após atuação do programa.

 

Neste universo, o Trato Pelo Capivari vistoria tanto locais atendidos por rede coletora quanto os que possuem sistemas individuais de tratamento (fossa) – o segundo tipo, com ligações mais simples, tende a apresentar menos problemas, o que ajuda a explicar a taxa mais baixa de imóveis irregulares. 

 

Com relação às irregularidades sanitárias, inadequações de caixa de gordura representam o problema mais comum, em 339 casos (59% do total). Esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, um crime ambiental, é o segundo, detectado em 121 imóveis (21%), seguido por  conexão parcial à rede de esgoto, em 66 (12%).

 

Ações especiais – Além das inspeções, o Trato Pelo Capivari atua com base em denúncias de esgoto irregular feitas pela comunidade local – o programa tem um canal específico para isso – e em ações especiais de fiscalização em parceria com a Floram e a Vigilância Sanitária.

 

O objetivo dessa força-tarefa é combater e resolver as irregularidades sanitárias mais graves – sobretudo esgoto na pluvial, o principal causador de poluição no Rio Capivari e, por consequência, na praia de Ingleses. Para isso, recorre-se a lacres de ligações clandestinas, multas, autuações e intimações contra os imóveis poluidores.

 

Desde julho de 2021, o Trato Pelo Capivari realizou 17 operações especiais, com um total de 30 lacres – que interrompe de imediato o fluxo irregular –, 23 multas e 20 intimações. 

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

23 de setembro de 2021.

Programa Ambiental da CASAN e Vigilância Sanitária verificam denúncias de esgoto irregular em Ingleses

Ação especial do Trato Pelo Capivari resulta em três lacres e duas multas

01 de outubro de 2021.

Flagra de Esgoto Irregular - Trato Pelo Capivari
Ação Especial Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari realizou, na manhã desta sexta-feira (1), uma ação especial de fiscalização com três lacres de ligações de esgoto clandestinas, duas multas por crime ambiental e duas intimações.

 

O Programa Ambiental da CASAN foi a campo acompanhado de fiscal da Vigilância Sanitária para verificar denúncias de esgoto irregular recebidas de moradores do bairro do Norte da Ilha. A operação contou com suporte de caminhão hidrojato e máquina retroescavadeira. 

 

Os três lacres, quando se interrompe de imediato o lançamento irregular de esgoto, foram efetuados em imóveis localizados na Servidão Luz Nascente (1 caso) e na Servidão Gerivá (2 casos).

 

No primeiro endereço, um condomínio de nove apartamentos foi flagrado com extravasor de fossa conectado à rede de drenagem pluvial. Além do lacre, o imóvel foi multado por crime ambiental.

 

No segundo endereço, os lacres foram realizados em condomínios com a mesma irregularidade, direcionando o extravasor de fossa até a drenagem. Um deles, no qual foi possível comprovar com testes a origem dos efluentes, recebeu multa. 

 

A ação especial resultou em mais duas intimações da Vigilância Sanitária: dois condomínios, um na Servidão Luz Nascente e outro na Servidão José Domingos Ramos, com extravasamento de fossa a céu aberto.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e comércios do bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, e atendem denúncias de esgoto irregular.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Somente na operação desta quinta-feira (23) foram sete lacres efetuados pelo programa; dois proprietários receberam multa por crime ambiental

Ações especiais do Trato Pelo Capivari lacram onze ligações de esgoto clandestinas em Ingleses

23 de setembro de 2021.

Lacres Trato Pelo Capivari
Lacres Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental da Casan, lacrou onze tubulações de esgoto clandestinas em Ingleses, no Norte da Ilha, durante duas ações especiais de fiscalização realizadas nesta semana.

 

Somente na operação desta quinta-feira (23), a equipe do Trato, acompanhada de fiscal da Vigilância Sanitária, efetuou sete lacres – o que interrompe na hora o lançamento irregular e força a correção das irregularidades – em casos de esgoto ligado à rede pluvial e extravasamento a céu aberto.

 

Um prédio na Rua Graciliano Manoel Gomes, flagrado com extravasor de fossa conectado à drenagem, além de ter a tubulação lacrada, será multado por crime ambiental. Os demais seis lacres dessa ação foram efetuados em condomínios localizados nas ruas Rosa Ana da Conceição e Maria Conceição e na Serv. Juvêncio Caetano Marques.

 

O Trato Pelo Capivari – programa realizado pela Casan, com apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), e executado pela ECHOA Engenharia – também foi a campo em operação especial, esta em parceria com a Floram, na manhã de quarta-feira (22).

 

Dos seis imóveis fiscalizados, quatro tiveram tubulação clandestina lacrada – três na Travessa Lua Nova e um na Rod. João Gualberto Soares, uma das principais vias de Ingleses – e um foi multado por crime ambiental.

 

Em complemento às atividades diárias de inspeção e aos trabalhos de educação ambiental e mobilização social, o Trato Pelo Capivari organiza, ao menos uma vez por semana, operações especiais de fiscalização para verificar denúncias da população e imóveis já tidos como irregulares em Ingleses.

Ação do programa da Casan, em parceria com a PMF, conta com a presença da presidência e da diretoria da Companhia

03 de setembro de 2021.

Trato Pelo Capivari realiza ato de aproximação e engajamento com a comunidade de Ingleses 

Educação Ambiental Trato Pelo Capivari
Trato Pelo Capivari e Casan

O Trato Pelo Capivari, programa ambiental da Casan para o bairro de Ingleses, realizou, na tarde desta sexta-feira (3), uma ação de aproximação e engajamento com a comunidade local, em ato que contou com a participação da diretoria da Companhia, incluindo a presidente Roberta Maas dos Anjos.

 

"O Trato Pelo Capivari é um projeto pioneiro da Casan que passa de casa em casa conversando com as pessoas e conta com o envolvimento e a conscientização de cada um  para cuidar do meio ambiente no bairro", afirmou Roberta, que também ressaltou os resultados obtidos após mais de um ano de programa, como a redução da poluição direta no Rio Capivari e a melhoria da balneabilidade da praia, e a sua recente renovação.

 

"Parabenizamos a equipe que está nas ruas todos os dias e agradecemos cada morador e moradora que abraça o Trato, regulariza o seu imóvel e ajuda na melhoria do saneamento básico em Ingleses", completou.

 

A presidente e os diretores da Casan aproveitaram a tarde para fazer uma visita à sede do programa e à foz principal do Rio Capivari, na Rua das Gaivotas, onde está instalado o esgotômetro -- painel que mede quanto esgoto irregular deixou de ser despejado no Rio pela ação direta do programa -- e a boca de lobo com intervenção artística e a frase: "O Rio Capivari está aqui".

 

Além de Roberta Maas dos Anjos, estiveram presentes: Ivan Gabriel Coutinho, Diretor Financeiro e de Relações com os Investidores; Pedro Joel Horstmann, Diretor de Operação e Expansão; Anderson Rodrigo Miranda, Superintendente Regional de Negócios da Região Metropolitana de Florianópolis; Francisco Pimentel, chefe da Agência Florianópolis da Casan.

 

A ação de mobilização social, realizada na Rodovia João Gualberto Soares, contou com distribuição de mudas, brindes e materiais informativos do programa. A equipe do Trato abordou moradores e ficou à disposição da comunidade para ouvir demandas e tirar dúvidas sobre esgoto e saneamento.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa ambiental que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa realizado pela Casan, em parceria com a PMF, e executado pela ECHOA Engenharia inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Intervenção da artista Gugie Cavalcanti é uma parceria com a CASAN e o Trato Pelo Capivari, programa da Companhia para o bairro do Norte da Ilha

26 de agosto de 2021.

“O Rio Capivari está aqui”: obra de arte urbana busca sensibilização junto ao principal rio de Ingleses

O Rio Capivari Está Aqui
Trato Pelo Capivari e Gugie Cavalcanti

Quem passa sobre a ponte do Rio Capivari na Rua das Gaivotas, em Ingleses, pode ver, desde semana passada, uma nova obra de arte urbana. Na boca de lobo mais próxima do ponto em que o principal rio da região deságua na praia, a artista visual Gugie Cavalcanti realizou uma intervenção com a mensagem: "O Rio Capivari está aqui". 

 

A obra de Gugie, feita em parceria com o Trato Pelo Capivari, programa da CASAN voltado exclusivamente para o bairro do Norte da Ilha, foi realizada na manhã da última quinta-feira e já despertou a curiosidade de vários moradores que passaram pelo local durante a pintura.  

 

Uma representação do leito do rio na calçada e na rua, ela busca sensibilizar os passantes e fazer refletir, através da arte, sobre a necessidade da ação consciente de cada um para a proteção dos bens naturais da cidade: tudo o que entra em uma galeria de drenagem como aquela, junto com a água da chuva – papel, bitucas, plástico, esgoto clandestino –, vai atingir o Capivari e a praia. 

 

É a primeira intervenção artística em uma boca de lobo no bairro – há possibilidade de outras até o fim do ano. 

 

A artista – Monique Cavalcanti, ou Gugie, é artista multimídia, grafiteira, natural de Brasília, mas crescida em Florianópolis. Como negra, mulher e mãe, busca na arte uma forma de promoção de diálogo, interação e sensibilização coletiva. 

 

Suas obras podem ser reconhecidas por toda a cidade, em murais e paredões, como "Histórias no peito", na rua Tenente Silveira, e o mural em homenagem a Antonieta de Barros, também no Centro, feito em parceria com os artistas Thiago Valdi e Tuane Ferreira.

 

Para conhecer mais o trabalho da artista, acesse o site www.gugiecavalcanti.com ou a sua página no Instagram: @gugie.art. 

 

O programa – O Trato Pelo Capivari é um programa ambiental que faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. 

 

De segunda a sábado, técnicos do programa realizado pela Casan e executado pela ECHOA Engenharia inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Programa flagra casos de esgoto lançado em córrego do bairro do Norte da Ilha; próxima ação especial está marcada para esta quarta-feira (11)

10 de agosto de 2021.

Trato Pelo Capivari lacra dez ligações de esgoto clandestinas em uma única servidão de Ingleses

_DSC0091-2.jpg
Lacres - Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental em Ingleses, lacrou, em ação especial de fiscalização, dez tubulações de esgoto clandestinas em uma única servidão do bairro do Norte da Ilha.

 

Acompanhado de fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária, o programa da Casan, realizado em parceria com Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, fiscalizou, na última sexta-feira (6), casas e condomínios localizados nas servidões Vista do Mar e Valdevino Marques da Natividade.

 

Na primeira delas, a equipe flagrou casos de esgoto conectado à rede pluvial, considerado crime ambiental, extravasamento a céu aberto e efluentes lançados em terrenos vizinhos e diretamente em um córrego nas proximidades.

 

Ao todo, dez tubulações foram lacradas pelo programa – o que interrompe na hora o lançamento irregular e força a correção das irregularidades – somente nesta operação. Um condomínio no qual todos os pontos hidráulicos despejavam esgoto no córrego sofreu seis lacres. 

 

Além dessas medidas, a Vigilância Sanitária intimou seis proprietários na mesma servidão para que regularizem seus imóveis em até 30 dias. 

 

Em complemento às atividades diárias de inspeção, o Trato Pelo Capivari organiza, ao menos uma vez por semana, operações em parceria com fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária para verificar denúncias da população e imóveis já tidos como irregulares.

 

No primeiro ano de programa, em 2020, essas ações resultaram num total de 338 lacres e 162 multas e autuações. A próxima operação está marcada para a manhã desta quarta-feira (11).

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Operações do programa com fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária verificam denúncias da população e imóveis irregulares

20 de julho de 2021.

Trato Pelo Capivari retoma ações especiais em Ingleses com autuações e lacres de ligações clandestinas

Ações Especiais - Trato Pelo Capivari
Ações Especiais - Trato Pelo Capivari

O Trato Pelo Capivari, programa de saneamento básico e educação ambiental em Ingleses, retomou, neste mês de julho, suas ações especiais de fiscalização para verificar denúncias de moradores e casos graves de esgoto irregular no bairro do Norte da Ilha. 

 

Em complemento às atividades diárias de inspeção, o programa vai organizar, ao menos uma vez por semana, operações em parceria com fiscais da Floram e da Vigilância Sanitária. No primeiro ano do Trato Pelo Capivari, em 2020, essas ações resultaram num total de 338 lacres e 162 multas e autuações.

 

Renovado, o programa da Casan, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e executado pela ECHOA Engenharia, realizou duas ações especiais de fiscalização nos últimos dez dias – a segunda delas nesta segunda-feira (19).

 

Nelas, a equipe do Trato Pelo Capivari, acompanhada dos fiscais, flagrou imóveis de Ingleses com extravasamento de fossa e lançamento de esgoto a céu aberto, em rede inoperante e na rede drenagem pluvial – este último considerado crime ambiental. Ao todo, foram efetuados dois lacres e emitidas cinco autuações. 

 

Um dos casos, na Est. Dom João Becker, mostrou-se particularmente grave: esgoto clandestino despejado em rede inoperante extravasava até a boca de lobo mais próxima, atingindo, através das galerias de drenagem, a praia de Ingleses. Um caminhão hidrojato fez a sucção dos efluentes para interromper a poluição.

 

O programa – O Trato Pelo Capivari faz uma varredura nas ligações sanitárias de Ingleses, com o objetivo de limpar o Rio Capivari e regularizar os imóveis do bairro. De segunda a sábado, técnicos do programa inspecionam casas, condomínios e estabelecimentos comerciais no bairro do Norte da Ilha, com base em agendamentos, denúncias e ações especiais.

 

A sede do programa está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato, agendamento de inspeção e denúncias de esgoto irregular é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Programa ambiental foi renovado e já está com equipes no Norte da Ilha

24 de junho de 2021.

Trato Pelo Capivari retoma inspeções de esgoto nos Ingleses

Treinamento de Equipe Trato Pelo Capivari
Equipe de Inspeções Trato Pelo Capivari

Responsável por evitar o despejo de pelo menos 86.300 toneladas de esgoto no principal manancial dos Ingleses, o Trato Pelo Capivari está de volta. Renovado, o programa de inspeções sanitárias e educação ambiental recomeça nesta quinta-feira (24) as vistorias das ligações de esgoto em condomínios, casas e comércios da região.

 

"No primeiro ano do Trato, fizemos cerca de 10 mil inspeções, com mais de 5 mil famílias regularizadas, interrompendo centenas de ligações clandestinas que poluíam o Rio Capivari e a praia", relata o engenheiro Francisco Pimentel, chefe da Agência Florianópolis da Casan. "Mesmo com bons resultados, a renovação é essencial porque não seria possível em apenas um ano cobrir inteiramente um bairro do porte de Ingleses".

 

Na semana passada, as equipes técnicas do Trato Pelo Capivari passaram por novo processo de capacitação e deram início à entrega de comunicados aos moradores, porta a porta, solicitando o agendamento das inspeções, que são gratuitas. 

 

Nessa retomada, o programa terá como foco inicial os imóveis da região central de Ingleses – recorte que abrange vias importantes do bairro, como SC-403, Rua Intendente João Nunes Vieira, Rua do Marisco e a Gaivotas, além das transversais. A expansão geográfica será progressiva e abarcará áreas com e sem rede de esgoto instalada.

 

Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), a execução do Trato Pelo Capivari está novamente a cargo da ECHOA Engenharia, empresa vencedora da licitação, responsável pelo primeiro ano do programa em Ingleses e com anos de experiência à frente do Floripa Se Liga Na Rede.  

 

O engenheiro sanitarista e ambiental Vinicius Ragghianti, da ECHOA, ressalta que o Trato só deu certo porque envolveu a comunidade, conceito que será repetido. “Todas as iniciativas conjuntas com os moradores e entidades representativas do bairro serão replicadas, como por exemplo o canal de denúncias, um pedido da comunidade”, diz Ragghianti. “Paralelamente aos serviços de inspeção, o Trato Pelo Capivari conta com uma frente de trabalho voltada exclusivamente à educação ambiental”, lembra o engenheiro. 

 

A sede do Trato Pelo Capivari está localizada na Rua Caminho do Sol, 142, aberta à população. O telefone para contato e agendamento de inspeção é (48) 99123-1223 (WhatsApp).

Escolha sobre qual trimestre do ano de atuação do Trato você quer saber mais: